Pedro Urra toma posse como Diretor da BIREME

Pedro Urra assumiu as atividades como Diretor da BIREME, centro especializado vinculado à área KMC da OPAS/OMS, no dia 15 de fevereiro de 2011. Confira o vídeo e a galeria de fotos do evento.

A cerimônia de posse marcou o início da nova gestão deste que é o sexto Diretor na história de 44 anos da BIREME, e foi um momento de inspiração para perspectivas futuras positivas para o Centro.

 

Na ocasião, Marcelo D´Agostino, gerente da área KMC/OPAS/OMS, proferiu agradecimentos a todos presentes e, em particular, ao apoio da Diretora da Organização, Mirta Roses e do Diretor Adjunto, Jon Andrus, no desenvolvimento da BIREME. Em seguida, conduziu uma homenagem aos Diretores Interinos, Albino Belotto e Adalberto Tardelli, reconhecendo o comprometimento de ambos no período de mudança de Direção, entre junho de 2010 e fevereiro de 2011.

Diego Victoria, Representante da OPAS/OMS no Brasil, em nome da Diretora Mirta Roses, fez a apresentação formal do novo Diretor da BIREME: “que tenha muita sorte e seja bem-vindo”.

“Existimos pela vontade de nossos governos e de nossos povos”

Assim afirmou Pedro Urra no início de seu discurso, aludindo à missão da BIREME e seu papel na sociedade. Ele afirmou que o Brasil teve uma visão estratégica sediando o Centro há 44 anos, promovendo a articulação em gestão da informação e conhecimento sob a inspiração de melhorar a saúde nas Américas. “Esta missão do Brasil se alimentou do continente inteiro, pelas entidades, pelos projetos em desenvolvimento”, disse Urra enfatizando que o Brasil tem a possibilidade de fortalecer os sistemas de saúde nas Américas por meio da BIREME.

Ele contou que compreendeu o teor estratégico da relação da OPAS com o país quando conheceu a BIREME e o Brasil em 1998 e que isso fez com que ele se mantivesse atuando em ações conjuntas com o Centro nos últimos 13 anos.

Finalizando, o Diretor comparou a saúde com as redes sociais, de articulação das inteligências, das capacidades de todos que trabalham pela saúde nas Américas. “São redes que dignificam e dão liberdade para construir sociedades melhores”.

Ao empossar o cargo de Diretor, Urra dedicou este momento de forma emocionada à esposa Susana Llanusa, presente na cerimônia, à família, a seu país e ao povo brasileiro.

Boas-vindas presenciais e virtuais

Além de toda a equipe BIREME, o evento contou com membros das instituições que fazem parte do Convênio de Manutenção da BIREME e de entidades que atuam em cooperação com o Centro que transmitiram felicitações ao novo Diretor.

A cerimônia foi acompanhada virtualmente, em particular pelas equipes da área KMC/OPAS/OMS e pelo público em geral por meio do Twitter @bireme, repercutindo também em manifestações de boas-vindas a Urra.

Em vídeo, Pedro Urra fala sobre perspectivas para a BIREME

Share
You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

*

*